IBGE inova usando PDAs com Windows Mobile e GPS
10 junho, 2008 por Nick Ellis

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) resolveu se modernizar, e trocou os velhos formulários e questionários de papel de 82 mil profissionais de recenseamento por PDAs equipados com GPS rodando o Windows Mobile, com o objetivo de fazer o censo agropecuário e a contagem da população.
A tecnologia da Microsoft ajuda a otimizar o trabalho dos recenseadores, evitando erros e rasuras nos questionários de papel, e agilizando o processo, já que os dados do PDA são enviados para o banco de dados central do IBGE, aproveitanto ao máximo as vantagens da tecnologia móvel.
A IBGE escolheu a Microsoft ao saber que a empresa prestava serviços para órgãos oficiais dos governos dos Estados Unidos e Colômbia. A solução, desenvolvida em parceria com a Allen Informática, usa Pocket PCs da SightGPS rodando Windows Mobile 5.0, e centraliza todos os dados no Microsoft SQL Server Enterprise 2005.
Os gadgets são capazes de lidar com todas as informações da Contagem da População (sexo, idade e migração das pessoas), que deve atingir a 30 milhões de residências, além do Censo Agropecuário, que vai ser feito em 5,7 milhões de estabelecimentos.
Os PDAs são equipados com uma capa protetora que reduz os riscos de problemas com os aparelhos. A próxima meta é fazer o Censo de 2010 com cerca de 300 mil PDAs.
Saiba mais no Convergência Digital.
Este é um post de cunho publieditorial.
Aproveite que está aqui e assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.
2 Comentários para “IBGE inova usando PDAs com Windows Mobile e GPS”
Deixe um comentário
Todos os comentários publicados no Digital Drops são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. É expressamente proibido: fazer-se passar por outra pessoa; publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes.
É importante deixar bem claro que o Digital Drops é um blog de notícias, e não é uma loja, não vende produtos, não representa nenhuma marca e nem é responsável pelos produtos que são mostrados no blog e nos anúncios dos nossos parceiros. Assim, todo e qualquer comentário solicitando orçamentos, representantes, prazo de entrega ou preço de produtos no Brasil não será respondido, e será apagado em caso de insistência.
Também é proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, por isto é proibido vender produtos, é proibido procurar anunciantes e patrocinadores, é proibido divulgar suas informações de contato como e-mails ou telefones, além de veicular banners de qualquer espécie. Comentários que não respeitem estas condições serão apagados. Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de compra feita online, porque não vendemos produtos e apagamos todos os comentários com e-mails e formas de contato.
Nosso sistema de comentários não é uma democracia. Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, sem sentido, ofensivos ou alheios ao conteúdo do post e ao objetivo do blog, e seus comentaristas podem ser impedidos de fazer novos comentários.
Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil, ou seja, é proibido copiar e publicar o nosso texto, só em pequenas citações, com o devido crédito e link ao DD. Fica o aviso: Blogs que copiem nossos posts serão denunciados em todas as instâncias. E finalmente, o DD não aceita links de auto-promoção nos comentários.
Você já pode comentar a vontade!! Qualquer dúvida, é só falar comigo.


Não encontrou o que procura? É só procurar nos nossos arquivos.


















10 junho, 2008 às 15:25
Uma sugestão, em futuros posts desse tipo coloque a frase “Este é um post de cunho publieditorial.” no começo do post. Não sou a favor de posts patrocinados, mas sou a favor da liberdade de qualquer um decidir o que fazer com seu blog. Por isso acho que você tem todo direito de postar o que você quiser. Mas também acredito que os leitores(que assim desejarem) tenham o direito de não lerem posts patrocinados, e uma boa forma de atender a isso é deixar o aviso no começo do post. É uma forma de demonstar preocupação e respeito com uma gama maior dos leitores do blog.
10 junho, 2008 às 15:34
Fernando, sua sugestão será levada em consideração.